Campanha de apoio aos jornalistas afegãos

Photo by nasim dadfar on Unsplash

2021-08-30. O mundo assistiu em choque e descrença a rapidez dos eventos nas últimas duas semanas que viram o Afeganistão mais uma vez governado pelo Talibã.

Muitos de nossos membros entraram em contato para perguntar como podem apoiar colegas e contribuir para os esforços contínuos e desesperados de evacuar jornalistas e suas famílias.

Há um papel crucial para a nossa comunidade nas próximas semanas e meses, quando a atenção se voltar da evacuação de emergência para encontrar países anfitriões para aqueles forçados a fugir – especialmente quando se trata de garantir trabalho significativo para centenas, provavelmente milhares, de jornalistas deslocados forçados para o exílio com o ressurgimento dramático do Talibã.

Se puder ajudar pelo menos um jornalista, podemos apoiá-lo para que isso aconteça. A WAN-IFRA compromete-se a trabalhar em coordenação com seus muitos parceiros na comunidade de apoio a jornalistas para combinar a sua oferta de assistência com os necessitados. Se você puder empregar jornalistas ou profissionais dos media afegãos, hospedar as suas famílias e contribuir para o seu reassentamento, PREENCHA ESTE FORMULÁRIO para nos dar uma imagem mais clara do que você pode oferecer.

Necessidades atuais

Até agora, todos os esforços concentraram-se em extrair o número máximo de jornalistas antes do prazo estipulado pelos militares norte-americanos de 31 de agosto, a partir do qual não darão mais segurança para quem deseja sair do aeroporto de Cabul. A atenção já está a mudar para aqueles que ficaram para trás.

Temos a sorte de trabalhar com organizações em toda a segurança de jornalistas e campos de desenvolvimento de mídia que têm experiência e mandatos específicos para realizar a tarefa difícil de identificar, examinar e liberar jornalistas para embarcar nos poucos voos restantes para fora do país. Muitas dessas organizações têm escritórios no Afeganistão e funcionários locais que também foram apanhados nesta terrível situação.

O nosso apoio a eles nos últimos dias envolveu a defesa entre os nossos membros para instar os principais governos a incluírem jornalistas nos seus planos de evacuação. Essas recomendações podem ser lidas e reproduzidas aqui. A WAN-IFRA não mantém uma rede local no Afeganistão, não entregou projetos de apoio aos media afegãos nem tem membros presentes no país. O nosso papel é, portanto, limitado nesta fase inicial. É uma situação incrivelmente complexa no terreno no momento presente. Diversas organizações especializadas em apoio de primeira linha a jornalistas em zonas de conflito estão a liderar os esforços de evacuação.

Colegas do Grupo de Jornalistas em Perigo (nomeadamente CPJRory Peck TrustFree Press Unlimited) têm feito um trabalho imenso de compilar listas e identificar os necessitados e garantir voos para fora de Cabul; a Aliança Internacional de Segurança de Jornalistas, a Aliança de Liberdade dos Media a nível ministerial e a Aliança ACOS, por sua vez, têm desempenhado o seu papel. A WAN-IFRA é um membro ativo em todas essas redes.

Nesta fase, o foco é retirar as pessoas do Afeganistão o mais rapidamente possível para bases seguras, embora temporárias. No entanto, muito em breve, a atenção mudará para onde esses indivíduos e as suas famílias seguirão para o reassentamento de longo prazo, quais os países a abrir as suas portas e com que rapidez podem garantir uma passagem segura.

  • Seja anfitrião de jornalistas na sua redação. Conduzir um trabalho significativo e continuar a exercitar as suas habilidades e capacidades profissionais é uma parte fundamental de navegar na incrível reviravolta de uma vida de exílio. Se puder oferecer aos colegas afegãos a possibilidade de continuar a trabalhar como jornalistas, a WAN-IFRA ajudará com aqueles que procuram um novo lugar para chamar de casa.
  • Contribuir com fundos para apoiar jornalistas e as suas famílias Compreendemos que nem todas as redações estão em posição de considerar a inclusão de colegas afegãos. Em contrapartida, pedimos que considere fazer uma doação a um Fundo de Apoio aos Media Afegãos que a WAN-IFRA está a administrar, para uso exclusivo na assistência a colegas afegãos.

É aqui que a comunidade WAN-IFRA pode ser mais eficaz. Considere as suas capacidades internas, avalie o que pode oferecer e entre em contato para discutir os detalhes.

Agradecemos antecipadamente por seu apoio generoso.