Publicação de novo guia para ativar a mudança cultural na mídia

Image: Patrick Reynolds
2021-04-28. A WAN-IFRA e o Facebook Journalism Project lançaram um guia para executivos de organizações de notícias à frente das transformações digitais.
O guia (disponível aqui) foi elaborado pela WAN-IFRA e traz um resumo das principais lições compartilhadas durante o Cultural Change Ignition Program para organizações de notícias da América Latina. De outubro de 2020 a janeiro de 2021, o programa ajudou a 30 líderes de mídia de 15 empresas de Argentina, Brasil, Colômbia e México a atualizar habilidades digitais e de gestão. Além disso, eles puderam refletir sobre como fazer as próprias empresas trilharem o caminho do futuro.
“Durante os encontros, os participantes puderam considerar a realização de profundas transformações culturais no cotidiano de suas organizações, entender o próprio papel na sociedade e repensar as maneiras de trabalhar, competir e gerar receita”, explicou Julieta Shama, Líder de Parcerias de Notícias do Facebook para a países de língua espanhola na América Latina.
“Organizações de notícias em todo o mundo deram passos importantes para se adaptar à era digital. Entretanto, algumas medidas não são suficientes”, afirma Rodrigo Bonilla, Diretor das Américas na WAN-IFRA. “Para que as empresas de notícias se adaptem à complexidade e à velocidade da era digital e permaneçam relevantes e necessárias, devem fazer uma pausa para refletir e transformar profundamente a maneira de trabalhar. A transformação digital exige uma nova mentalidade, na qual a mudança não é a exceção, mas a regra do mundo em que vivemos.”
O programa contou com a participação de 9 especialistas de alto nível em mídia, como a professora da Columbia Business School e autora de best-sellers Rita McGrath; o especialista em mídia Ken Doctor; Anita Zielina, que é diretora de inovação e liderança da Craig Newmark Graduate School of Journalism da CUNY; e o ex-membro da BBC e membro do World Editors Forum, Dmitry Shishkin. Foi dirigido por Diego Carvajal, Diretor Regional Digital da Discovery LATAM e hispânicos dos EUA.
O guia oferece quatro estratégias para ajudar os executivos a começarem a transformar as próprias redações. De modo prático e visual, cada capítulo traz dicas e exemplos detalhados de especialistas que participaram do programa:
  • Capítulo 1. Priorizar o usuário
  • Capítulo 2. Buscar qualidade na experiência do produto
  • Capítulo 3. Estabelecer uma liderança eficaz
  • Capítulo 4. Criar uma estratégia orientada por dados
Clique aqui para acessar o guia doCultural Change Ignition Program para impulsionar a transformação cultural de organizações de notícias.
Saiba mais sobre o programa aqui.

CONTACTO

Rodrigo Bonilla, Diretor Américas, WAN-IFRA

rodrigo.bonilla@wan-ifra.org


SOBRE A WAN-IFRA

A Associação Mundial de Editores de Notícias, ou WAN-IFRA, é a organização internacional da imprensa mundial. A missão dela é proteger os direitos de jornalistas e editores em todo o mundo, para que possam conduzir uma mídia independente. Os membros recebem conhecimento especializado e serviços para inovar e ter sucesso no mundo digital, bem como desempenhar um papel importante na sociedade. A WAN-IFRA mantém uma rede global de três mil empresas de notícias e empreendedores de tecnologia. Além disso, conta com a participação 60 associações de editores, responsáveis por 18 mil publicações em 120 países wan-ifra.org

SOBRE O FACEBOOK JOURNALISM PROJECT

O Facebook Journalism Project se destina a organizações de notícias do mundo todo, com o objetivo de fortalecer a conexão entre os jornalistas e as comunidades em que trabalham. Além disso, o programa visa ajudar o setor de notícias a enfrentar os principais desafios de negócios. Nossos treinamentos, programas e parcerias funcionam de três maneiras: 1. Construir uma comunidade por meio de notícias, trabalhando e investindo em organizações que financiam jornalismo de qualidade; 2. Treinar salas de redação do mundo todo; e 3. Fazer parcerias com veículos de notícias e organizações sem fins lucrativos para combater a desinformação, incentivar o pensamento crítico em relação à legitimidade das notícias, patrocinar novas iniciativas, compartilhar melhores práticas e aprimorar o jornalismo nas nossas plataformas. Para mais informações, acesse facebook.com/journalismproject.